DICIONÁRIO DA MODA

Existem alguns termos no mundo da moda que são muito utilizados. Porém, nem todos sabem o seu significado, sendo bem franco, para você ficar por dentro do mundo fashion, é de extrema importância que você conheça os significados desses termos.


Nesse sentido, resolvi trazer os conceitos mais utilizados, para você nunca mais ficar perdido em qualquer diálogo em relação à moda.


FASHIONISTA:

Uma pessoa que está por dentro da moda, que gosta de tendência, que usa a seu favor e que está intimamente ligada à moda.




TENDÊNCIA:


São previsões e especulações quanto ao uso de roupas, maquiagens, sapatos, acessórios, bolsas, cores, tecidos, estampas, etc… Tendência, basicamente é aquilo que estará em alta, no quesito do que se estará usando com mais frequência em relação ao período determinado.


Essas previsões são feitas com base no ciclo da moda. São os resultados do ritmo contínuo deste mercado e reflexo do interesse social dele. Assim, os desfiles de moda, servem literalmente para mostrar qual será a próxima tendência.



IT BOY:


É aquele rapaz que lança tendência sem que ele perceba, o seu próprio estilo inspira outros. Talvez ele nem queira que isso aconteça, porém é inevitável.


No entanto, não é só no modo de se vestir, ele também influencia no modo de agir, conversar e com o seu lifestyle. Uma palavra que define ele é referência.


MARIANO DIVAIO KADU DANTAS FABIAN LUECK


(Inclusive, quero gravar um vídeo para o canal, falando quem são meus IT BOYS.)



HIGH-LOW OU HI-LO:


O estilo Hi-Lo consiste em misturar peças luxuosas com outras mais ACESSÍVEIS. Do inglês high-low ou estilo hi-lo, significa alto e baixo. Hi-Lo tem a ver com tudo que é básico em conjunto com o que é “mais caro.”


O estilo é basicamente misturar o caro com o barato, o luxo com o básico. BUT, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, o hi-lo não consiste em somente peças caras, ele é a mistura do básico com o sofisticado.


Você pode usar o hi-lo, por exemplo, com calças de alfaiataria, uma camisa básica e um sapato de preferência social, mas com tênis também fica muito bom.


(O hi-lo também pode ser utilizado com acessórios.)


(Quero fazer um post somente sobre o hi-lo)




ESTONA:


Vem de uma técnica de passar uma peça (uma roupa) por pedras, para dar uma pegada de mais envelhecida, mais desbotada.



OVERSIZED:


É um termo usado para peças grandes, que pareça que é de qualquer pessoa do mundo, menos seu. Pode ser uma camisa, uma calça ou até mesmo um óculos que seja maior que as proporções do seu corpo.




PATCHWORK:


Mais conhecido como remendo, elas se tornaram populares hoje em dia. Ele é a junção de pedaços de tecidos, que geralmente são diferentes. Por exemplo, retalhos de peças que sobraram.


TRENDSETTER:


Assim como existem o it boys, trendsetter é uma pessoa que lança moda, lança tendência, creio que cada um hoje tem a possibilidade e a capacidade de criar alguma tendência. O Brasil e o país onde possui diversas culturas.


Como, aquela música do é o Tchan, mistura do Brasil com o Egito. Então, com um país, onde cada um que vive nele possui uma cultura diferente, então, porque não lançarmos tendência?, seria “show de bola"!.


Carlo Sestini e Kadu Dantas. Foto: Liam Pearson


STRETCH:

Nada mais, nada menos do que esticar, exemplo uma calça (jeans) que estica bastante, isso significa que ela tem elastano na sua composição, então significa que é uma calça com stretch.




SARTORIAL:


Sinônimo de fashion, uma pessoa estilosa, ou o mais comum falar de peças de alfaiataria.



SWAG SWIPED:


RESUMINDO SÃO MIMOS, quando tem um desfile as marcas deixam uma sacola de brinde, geralmente nas primeiras fileiras, para os convidados. Porém não sei se são todas as marcas que fazem isso.



MUST HAVE:


Tem que ter, peças que você precisa ter.



TREND ALERT:


Está super em alta, bombando.




OUTFIT:


É o mesmo significado de #lookdodia #ootd = outfit of the day.




MINIMALISMO:


O tão costumeiro estilo básico, poucos acessórios. O famoso menos é mais.




ATEMPORAL:


Uma peça que nunca sai de moda, sempre estará em alta, que combina com todas as estações do ano.



0 visualização
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco